ara comprar móveis e decorar um cômodo de uma casa, pintar as paredes, começar uma reforma ou repensar a decoração de um espaço, é fundamental saber o tamanho do cômodo em questão. Pode parecer simples, mas em verdade é tarefa para mais de uma pessoa, a ser realizada com atenção e cálculo, paciência e trabalho, além de uma boa e longa trena – ao menos até agora: o aplicativo RoomScan realiza tais cálculos e desenhos em questão de instantes.

Basta encostar o smartphone em uma parede e esperar para que o aplicativo calcule o tamanho da parede. Assim, de superfície em superfície, até que, por fim, esteja pronto o desenho de uma precisa planta do local. São os sensores internos do iPhone (o aplicativo está disponível somente para iOS) que reconhecem as sequencias planas verticais e mede a distância e o tamanho de cada uma.

É possível, assim, medir uma casa inteira com seu iPhone, e ainda exportar a planta desenhada pelo aplicativo em PDF ou DXF para o AutoCAD ou SketchUp. O RoomScan é vendido pela Apple Store por 4,99 dólares (há uma versão gratuita com possibilidades limitadas).